Um jovem de 24 anos foi internado em estado grave após apresentar sintomas compatíveis com intoxicação por metanol, em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá. O paciente deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Ipase na última quinta-feira (16), com queixas de visão turva, dor abdominal, vômitos e sonolência, sinais típicos de envenenamento pela substância.
De acordo com informações da Vigilância Epidemiológica, o quadro de saúde do rapaz se agravou e ele precisou ser transferido para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em um hospital da Capital. O diagnóstico de ingestão de metanol ainda não foi confirmado, mas o jovem estaria com os sintomas desde o dia 13 de outubro.
A suspeita ganha força no momento em que a Polícia Federal deflagrou, também na quinta-feira, a operação “Alquimia”, um desdobramento das operações “Boyle” e “Carbono Oculto”, voltadas à coleta e análise de amostras em empresas que atuam na cadeia produtiva do metanol. Em Mato Grosso, as ações se concentraram em Várzea Grande, único município do estado incluído nas diligências.