Conecte-se conosco

Geral

Segunda edição do GeoTech Day aborda tecnologias voltadas à gestão pública

Cerca de 200 servidores tiveram a oportunidade de aprender sobre ferramentas transformadoras em Geotecnologias

Publicado às

em

em

Segunda edição do GeoTech Day aborda tecnologias voltadas à gestão pública
Imagem: Ingrid Camolesi/Seplag-MT

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT) realizou, nesta quinta-feira (18.9), o GeoTech Day 2025, no Auditório Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. A segunda edição contou com a participação de cerca de 200 servidores, que puderam aprender sobre dados e ferramentas de transformação em geotecnologias aplicadas à gestão pública.
 
Para o secretário da Seplag, Basílio Bezerra, o evento representa uma excelente oportunidade para ensinar os servidores a utilizarem a tecnologia já disponível em benefício da gestão pública.

“As geotecnologias são ferramentas importantes na construção de políticas públicas mais eficientes e objetivas.  Ao nos dar uma visão detalhada e em tempo real do nosso território, elas nos permitem tomar decisões baseadas em dados concretos. Seja no planejamento urbano, na distribuição de serviços ou em situações emergenciais como no combate a incêndios, essa visão sistêmica e geográfica é o que nos permite atuar de forma estratégica, transparente e alinhada com as necessidades do cidadão”, destacou.
 
A abertura do evento foi sobre Cultura Data Driven e a visão estratégica do Estado, em seguida, houve a apresentação do portal corporativo GeoDados desenvolvido pela Seplag, uma palestra sobre combate a incêndios florestais, a apresentação do Programa Elegeo, palestra sobre o futuro da Geotecnologia, cases de implementação, além das apresentações do aplicativo de coleta de dados para vistoria imobiliária e do anuário estatístico do Estado de Mato Grosso, também desenvolvidos pela Seplag.
 
Para o secretário adjunto de Planejamento e Governo Digital da Seplag, Sandro Brandão, o evento demonstra na prática como a tecnologia está transformando a gestão pública estadual. “O GeoTech Day 2025 vai além de debater tendências; conseguimos apresentar cases concretos que comprovam o potencial do uso de dados e informações territoriais para planejar melhor, investir com mais inteligência e oferecer serviços alinhados à realidade do cidadão. Ao reunir especialistas, gestores e profissionais, o evento reafirmou que, quando unimos tecnologia, conhecimento e colaboração, criamos um Estado mais eficiente, transparente e preparado para o futuro”, concluiu.


Publicidade

Publicidade

Leia Também