Conecte-se conosco

19 DE AGOSTO

Corpo de Bombeiros completa 61 anos com novos investimentos e expansão de unidades operacionais

Corporação moderniza operações e reafirma o compromisso com a proteção da vida e o atendimento à população

Publicado às

em

Corpo de Bombeiros completa 61 anos com novos investimentos e expansão de unidades operacionais
Imagem: CBM-MT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) completa, nesta terça-feira (19.8), 61 anos de história dedicados à proteção da sociedade mato-grossense. Ao longo de mais de seis décadas, a corporação se consolidou como uma das instituições mais respeitadas e essenciais para a segurança pública, recebendo investimentos do Governo do Estado em inovação, ampliação do efetivo e expansão das unidades operacionais em todas as regiões de Mato Grosso.

A história do CBMMT teve início em 19 de agosto de 1964, durante o governo de Fernando Corrêa da Costa, com a criação do então Batalhão de Bombeiros da Polícia Militar de Mato Grosso. A missão inicial era atuar nos serviços de combate a incêndios e salvamentos. Porém, foi apenas em fevereiro de 1967 que a unidade passou a funcionar de forma operacional, como 1ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros, ainda vinculada à Polícia Militar e com um efetivo de apenas 42 homens.

Anos depois, em 28 de outubro de 1994, ocorreu a emancipação dos Bombeiros Militares, que se tornaram independentes da Polícia Militar. A partir daí, os Bombeiros Militares conquistaram autonomia administrativa e financeira, passando a se subordinar diretamente ao governador do estado e sendo vinculados à então Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MT). Hoje, o CBMMT está subordinado diretamente à Secretaria de Estado de Segurança Pública.


Publicidade

Publicidade

Leia Também