Conecte-se conosco

Geral

Corpo de Bombeiros alerta para queimadas urbanas e pede colaboração da população

Incêndios em áreas urbanas são proibidos durante todo o ano e são crimes ambientais passíveis de multa e prisão

Publicado às

em

Corpo de Bombeiros alerta para queimadas urbanas e pede colaboração da população
Imagem: CBM-MT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) reforça o alerta sobre o risco crescente de queimadas urbanas durante o período de estiagem e convoca a população a colaborar com a prevenção e o combate aos focos de incêndio, para manter os índices sob controle. A combinação entre baixa umidade, altas temperaturas e ventos intensos cria condições extremamente favoráveis à propagação do fogo, exigindo atenção redobrada e responsabilidade coletiva.

De acordo com dados da Diretoria Operacional do CBMMT, houve uma redução de 39,66% nas ocorrências de incêndios em vegetação, terrenos baldios e locais com lixo acumulado nas zonas urbanas, no período de janeiro a junho de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. Neste ano, foram registrados 765 atendimentos, contra 1.268 no ano anterior.

O diretor Operacional do CBMMT, coronel BM Heitor Fernandes da Luz, afirma que esse resultado positivo, com redução da estatística, é fruto das ações preventivas, campanhas educativas e parcerias interinstitucionais do CBMMT com órgãos de fiscalização e proteção ambiental. Incêndios em áreas urbanas são proibidos durante todo o ano, independentemente da estação, e o Governo de Mato Grosso adota uma política de tolerância zero contra crimes ambientais.


Publicidade

Publicidade

Leia Também