Conecte-se conosco

Judiciário

Pai é condenado a 30 anos de prisão por matar bebê de 4 meses em Cuiabá

Julgamento expôs ciclo de agressões e confirmou pena máxima para homicídio qualificado

Publicado às

em

Pai é condenado a 30 anos de prisão por matar bebê de 4 meses em Cuiabá
Imagem: Reprodução/ Gazeta Digital

Condenado pelo Tribunal do Júri, Luiz Wilamar de Melo cumprirá 30 anos de prisão pelo assassinato do filho de quatro meses, Vinícius Valentin Silva Melo. A sentença, proferida na quarta-feira (19), confirmou que o crime ocorreu em meio a um histórico de violência doméstica envolvendo a mãe da criança e os enteados, revelando um padrão de agressões que antecedia a tragédia registrada em outubro de 2023.

O assassinato aconteceu no bairro Jardim Mossoró, em Cuiabá, após uma discussão entre o acusado e a mãe da criança. Conforme o processo, Luiz Wilamar, tomado por ciúmes e inconformado com o término do relacionamento, agarrou o bebê pelos pés, o virou de cabeça para baixo e bateu sua cabeça no chão duas vezes, soltando-o na última. A filha mais velha relatou que, logo em seguida, o homem ainda chutou a cabeça da criança, enquanto a mãe desmaiava diante da cena. O laudo necroscópico confirmou traumatismo craniano e lesão torácica como causas da morte.

O tribunal acolheu todas as qualificadoras apresentadas pela acusação: motivo torpe, meio cruel, impossibilidade de defesa da vítima e homicídio contra menor de 14 anos. Também foi aplicada a causa de aumento prevista para crimes cometidos contra descendentes. A juíza Mônica Catarina Perri Siqueira fixou a pena-base em 15 anos e, após considerar as circunstâncias do caso, como a vulnerabilidade da vítima e o impacto psicológico em outra criança que presenciou o ato elevou a punição até chegar aos 30 anos de reclusão.


Publicidade

Leia Também