Conecte-se conosco

Judiciário

Com ata divulgada, STF entra na fase decisiva para execução da pena de Bolsonaro

Rejeição dos primeiros embargos e previsão de acórdão nos próximos dias aceleram etapa que pode definir cumprimento da pena

Publicado às

em

Com ata divulgada, STF entra na fase decisiva para execução da pena de Bolsonaro
Imagem: Agência Brasil/EBC

O Supremo Tribunal Federal (STF) tornou pública, nesta segunda-feira (17), a ata do julgamento em que a Primeira Turma confirmou, de forma unânime, a rejeição dos primeiros recursos apresentados pela defesa de Jair Bolsonaro contra sua condenação a 27 anos e três meses de prisão em regime inicial fechado por crimes contra a democracia.

A publicação oficial consolida o resultado do julgamento encerrado na última sexta-feira (14), quando os ministros rejeitaram os primeiros embargos de declaração, recurso usado para esclarecer eventuais omissões ou contradições no acórdão condenatório.

Com a decisão, o ex-presidente se aproxima de uma ordem de prisão em regime fechado. O próximo passo é a divulgação do acórdão detalhado, reunindo os votos do relator, Alexandre de Moraes, e dos ministros Cristiano Zanin, Flávio Dino e Cármen Lúcia. Pela simplicidade dos votos apresentados, a expectativa é que o documento seja publicado até terça-feira (18), fazendo com que o prazo para novos recursos passe a contar a partir de quarta (19).


Publicidade

Leia Também