A Capital mato-grossense entra no clima de festa e religiosidade a partir desta sexta-feira (13), com uma programação que une Carnaval, congressos evangélicos e evento católico de grande porte. A expectativa da Prefeitura de Cuiabá é que aproximadamente 400 mil pessoas circulem pela cidade até a próxima terça-feira (17).
Para garantir organização e segurança, o município atua em parceria com a Liga dos Blocos Carnavalescos e dá suporte aos tradicionais encontros religiosos: o 39º Vinde e Vede, da Arquidiocese de Cuiabá, e o 44º Congresso da Umadecre, da Assembleia de Deus.
Como incentivo à participação popular, o transporte coletivo municipal será gratuito durante os cinco dias de programação. A medida amplia a gratuidade que já ocorre aos domingos desde maio do ano passado.
Estrutura e apoio integrado
No Carnaval, a estrutura inclui sete diárias com 100 banheiros químicos, montagem de tendas, instalação de gradis, palcos e fechamento de áreas para garantir mais segurança aos foliões.
A operação conta com trabalho conjunto das secretarias de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, Ordem Pública, Cultura, Saúde, Comunicação e da Limpurb. As equipes estarão responsáveis pela organização do trânsito, fiscalização, limpeza urbana e atendimento emergencial.
Apesar do ponto facultativo nos órgãos públicos — com retorno previsto para o dia 19 — os serviços essenciais permanecem ativos, como saúde 24 horas, coleta de lixo, fiscalização de trânsito e Defesa Civil.
Blocos e eventos carnavalescos
A Liga Carnaval Cuiabá promove eventos descentralizados com público estimado em 40 mil foliões:
-
Bloquinho dos Estudantes (13 a 16/02) – Avenida Mato Grosso, das 18h às 2h, com média de 5 mil pessoas por dia.
-
Bloco do Baguncinha (13 e 17/02) – Avenida Mato Grosso, cerca de 5 mil participantes por dia.
-
Cordão Vem Quem Quer (14 e 16/02) – Cortejo pelo Centro Histórico, com média de 150 pessoas por dia.
-
Baile da Calorosa e Rebu na Rua (15/02) – Bairro Boa Esperança.
-
Bloco “Ocê que vê? Escuta!” (16 e 17/02) – Espaço Florence, com público estimado em 2 mil pessoas por dia.
Os eventos são gratuitos e contam com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura.
Grandes encontros religiosos
O 39º Vinde e Vede será realizado de 14 a 17 de fevereiro, na Arena Pantanal, com público estimado de 30 mil pessoas por dia. A entrada é solidária, mediante doação de 1 kg de alimento. A programação inclui missas, adoração, pregações e shows com nomes nacionais da música católica.
Já o 44º Congresso da Umadecre acontece de 12 a 17 de fevereiro. A abertura ocorre na Arena Pantanal e a programação principal será realizada no Grande Templo. A estimativa também é de 30 mil participantes por dia, com cultos, ministrações e apresentações de cantores gospel.
Sesc e espaços públicos
O Sesc Arsenal terá atividades nos dias 13, 14, 15 e 17, com shows, oficinas e bailinhos, mediante doação de 1 litro de leite. O público estimado é de 2 mil pessoas por dia.
O Sesc Balneário Dr. Meirelles funcionará nos dias 14, 15 e 17, das 9h às 16h30. A entrada é gratuita para credenciados, idosos, pessoas com deficiência e doadores de sangue.
Entre os espaços de lazer:
-
Aquário Municipal: fechado na segunda (16) e aberto terça (17) e quarta (18), das 9h às 18h.
-
Museu do Rio: fechado na segunda e aberto nos dois dias seguintes.
-
Parque Tia Nair: aberto diariamente das 5h às 22h.
-
Parque das Águas: aberto diariamente das 5h às 23h.
Serviços garantidos
Mesmo durante o ponto facultativo, permanecem em funcionamento:
Com reforço na estrutura e diversidade de atrações, Cuiabá deve viver um dos períodos mais movimentados do ano, reunindo cultura, espiritualidade e lazer em diferentes regiões da cidade.
* Com informações Prefeitura de Cuiabá