Conecte-se conosco

Artigos

O Pantanal nos foi confiado, e estamos honrando essa responsabilidade com leis

O Pantanal nos foi confiado, e estamos honrando essa responsabilidade com leis
Imagem: Rodrigo Prates

Neste 12 de novembro, Dia do Pantanal, precisamos refletir sobre nossa responsabilidade com um dos ecossistemas mais importantes do planeta. Mato Grosso abriga parte significativa da maior planície alagável do mundo, reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade.

O Pantanal não é apenas paisagem. É vida, é água, é biodiversidade. É sustentabilidade para milhares de famílias que vivem da pecuária tradicional e do turismo. Conservar o Pantanal é garantir o futuro das nossas comunidades e do nosso Estado. A conservação exige ação concreta do poder público.

Recentemente, recebemos do senador Wellington Fagundes o Estatuto do Pantanal, Lei Federal 15.228/2025, sancionada em 1º de outubro. Este marco histórico estabelece diretrizes claras para o uso, conservação e recuperação do bioma, fruto de trabalho coletivo com mais de 50 instituições, incluindo comissões da ALMT. A lei cria o selo “Pantanal Sustentável”, incentivando o desenvolvimento econômico compatível com a preservação ambiental.


Publicidade

Publicidade

Leia Também