Conecte-se conosco

Economia

Bancos lançam Pix Automático e ampliam opções para pagamentos recorrentes

Nova solução começa a funcionar nesta segunda e promete facilitar a quitação de contas e assinaturas

Publicado às

em

Bancos lançam Pix Automático e ampliam opções para pagamentos recorrentes
Imagem: Bruno Peres/Agência Brasil

A partir desta segunda-feira (16), os principais bancos e instituições financeiras do país começam a oferecer o Pix Automático, nova modalidade de pagamento que pretende substituir o tradicional débito automático e o uso de boletos. A ferramenta, que amplia as funcionalidades do Pix, permite ao consumidor autorizar, de uma única vez, o pagamento automático e periódico a empresas e prestadores de serviços, como microempreendedores individuais (MEIs).

O Banco do Brasil já disponibiliza o recurso desde o fim de maio, mas a maior parte das instituições passa a liberar o serviço agora. Segundo o Banco Central (BC), a expectativa é que o Pix Automático beneficie até 60 milhões de brasileiros que não possuem cartão de crédito e buscam mais praticidade para pagar contas do dia a dia.

Como funciona
O processo é simples: a empresa envia ao cliente um pedido de autorização para o Pix Automático. O consumidor, então, acessa o aplicativo do banco, revisa e aceita os termos, define a periodicidade, o valor (fixo ou variável) e o limite máximo de cada transação. A partir da data combinada, o sistema realiza os débitos automaticamente, com possibilidade de cobrança 24 horas por dia, inclusive em feriados.


Publicidade

Publicidade

Leia Também