Conecte-se conosco

Economia

Inflação de maio registra leve queda e fica em 0,36%, diz IBGE

Queda nos preços de transportes e artigos para casa contribui para resultado mais baixo

Publicado às

em

Inflação de maio registra leve queda e fica em 0,36%, diz IBGE
Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que acompanha a prévia da inflação oficial no Brasil, registrou uma alta de 0,36% em maio de 2025. Esse percentual é menor do que os 0,43% registrados em abril deste ano e também inferior aos 0,44% observados em maio de 2024, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (27).

No acumulado do ano, o IPCA-15 já acumula aumento de 2,80%. Já a variação nos últimos 12 meses ficou em 5,40%, mostrando uma leve desaceleração em relação aos 5,49% registrados até abril.

Em maio, sete dos nove grupos pesquisados apresentaram aumento nos preços. Os maiores destaques foram os setores de saúde e cuidados pessoais, que subiu 0,91%, e habitação, com 0,67%. O avanço em saúde foi puxado principalmente pela alta nos medicamentos, que subiram 1,93%. Já na habitação, os maiores impactos vieram do reajuste na energia elétrica residencial (1,68%), que foi o item individual que mais influenciou o índice, e dos serviços de água e esgoto, que tiveram aumento de 0,51%.


Publicidade

Publicidade

Leia Também