Conecte-se conosco

Economia

Mais três países suspendem importação de carne de aves do Brasil

Gripe aviária em Montenegro (RS) já levou mais de 20 países a suspenderem importações do produto.

Publicado às

em

Mais três países suspendem importação de carne de aves do Brasil
Imagem: Divulgação / Reprodução

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou que três novos países – Albânia, Namíbia e Índia – se jsomaram à lista de nações que suspenderam totalmente as importações de carne de aves do Brasil. A medida foi adotada após a confirmação de um foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul.

Além desses três novos mercados, a Angola também impôs restrições, mas limitadas às compras provenientes do estado gaúcho. Com isso, a situação atual das exportações brasileiras está dividida da seguinte forma:

  • Suspensão total das exportações de carne de aves do Brasil: China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, Filipinas, África do Sul, Jordânia, Peru, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Bolívia, Sri Lanka, Paquistão, Albânia, Namíbia e Índia.

  • Suspensão restrita ao estado do Rio Grande do Sul: Arábia Saudita, Turquia, Reino Unido, Bahrein, Cuba, Macedônia, Montenegro, Cazaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão, Ucrânia, Rússia, Bielorrússia, Armênia, Quirguistão e Angola.

  • Suspensão limitada ao município de Montenegro (RS): Emirados Árabes Unidos e Japão.

O Mapa destacou que segue em contato com autoridades sanitárias dos países importadores, repassando informações técnicas de forma ágil e transparente, com o objetivo de garantir a segurança sanitária e viabilizar a retomada das exportações no menor prazo possível.

A pasta também reiterou que o consumo de carne de aves e ovos não oferece risco à saúde humana, mesmo diante do foco da doença. As ações de controle e monitoramento seguem em curso nas regiões afetadas.


Publicidade

Publicidade

Leia Também