Conecte-se conosco

Economia

China, UE e Argentina suspendem importação de frango brasileiro

Medida temporária foi adotada após detecção de caso de gripe aviária em granja no Rio Grande do Sul

Publicado às

em

em

China, UE e Argentina suspendem importação de frango brasileiro
Imagem: Divulgação / Reprodução

A China, a União Europeia (UE) e a Argentina anunciaram nesta sexta-feira (16) a suspensão das importações da carne de frango brasileira. A decisão ocorre após o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmar um caso de vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em um matrizeiro de aves comerciais localizado no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul.

Embora o foco da doença esteja restrito a uma região específica, as restrições impostas pela China e pelo bloco europeu abrangem todo o território nacional, devido às exigências previstas nos acordos comerciais estabelecidos com o Brasil.

A medida representa um impacto significativo para o setor avícola brasileiro, já que a China é o principal destino das exportações de frango do país, com volumes que chegaram a 562,2 mil toneladas em 2024, representando aproximadamente 10,8% do total exportado. A União Europeia ocupa a sétima posição entre os principais compradores, tendo adquirido mais de 231,8 mil toneladas no ano passado, o equivalente a 4,49% das exportações brasileiras, conforme dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).


Publicidade

Publicidade

Leia Também