Conecte-se conosco

Economia

Portabilidade de consignado para trabalhadores CLT entre bancos já está valendo

Alternativa de crédito mais barata ganha força com nova fase do Programa Crédito do Trabalhador

Publicado às

em

Portabilidade de consignado para trabalhadores CLT entre bancos já está valendo
Imagem: Marcello Casal Jr - Agência Brasil

A partir desta sexta-feira (16), trabalhadores formais no Brasil podem migrar dívidas de crédito consignado ou Crédito Direto ao Consumidor (CDC) entre diferentes instituições financeiras. Essa mudança marca a ampliação do Programa Crédito do Trabalhador, que promete juros mais acessíveis para quem tem carteira assinada.

Antes, a troca de dívidas caras por mais baratas só era possível dentro do mesmo banco, mas agora mais de 70 instituições já estão habilitadas a oferecer essa portabilidade diretamente por meio de aplicativos e sites. Por enquanto, o processo ainda não está disponível na Carteira de Trabalho Digital, mas a expectativa é que essa integração aconteça nas próximas fases.

Taxas mais competitivas e regras claras

A principal vantagem dessa mudança é a possibilidade de reduzir significativamente os juros. Enquanto as linhas tradicionais de CDC costumam cobrar entre 7% e 8% ao mês, as taxas do Crédito do Trabalhador estão em torno de 3%, com algumas instituições oferecendo até 1,6% ao mês. Para que a troca seja efetiva, é obrigatório que o novo crédito tenha juros menores do que o contrato anterior, conforme a Medida Provisória que regulamenta o programa.


Publicidade

Publicidade

Leia Também