Conecte-se conosco

Economia

Governo atualiza regra de transição do Bolsa Família

Publicado às

em

Governo atualiza regra de transição do Bolsa Família
Imagem: Divulgação / Reprodução

O Governo Federal anunciou mudanças nas regras de transição do Bolsa Família para famílias que passam a ter renda acima do limite de entrada no programa. A nova Regra de Proteção entra em vigor em junho de 2025 e tem como objetivo ajustar o foco do benefício às famílias em maior situação de vulnerabilidade, ao mesmo tempo em que garante uma transição mais segura para quem ingressa no mercado de trabalho formal.

As mudanças foram estabelecidas pela Portaria nº 1.084, publicada nesta quinta-feira (15) pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). As novas diretrizes passarão a valer na folha de pagamentos de julho de 2025, impactando apenas famílias que entrarem na Regra de Proteção a partir de junho.

Com a atualização, famílias que ultrapassarem o limite de renda de R$ 218 por pessoa – critério atual de entrada no programa – e que tiverem renda de até R$ 706 mensais por integrante, poderão continuar recebendo o Bolsa Família por mais 12 meses, com o pagamento de 50% do valor do benefício a que teriam direito. O novo teto considera a linha de pobreza internacional, baseada em estudos sobre a distribuição de renda global.


Publicidade

Publicidade

Leia Também