Conecte-se conosco

Economia

Estados aumentam ICMS de importação a partir de 1º de abril

Publicado às

em

Estados aumentam ICMS de importação a partir de 1º de abril
Imagem: Divulgação / Reprodução

A partir desta terça-feira (1º/4), dez estados brasileiros aumentarão a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 17% para 20% nas compras realizadas em plataformas internacionais como Shein e AliExpress. A decisão foi tomada pelo Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz) no ano passado, que autorizou a elevação do imposto estadual nas remessas internacionais.

O aumento ocorre em um contexto de ajustes tributários que já vinham afetando as compras internacionais. Em meados de 2024, após pressão do varejo nacional, o governo federal retomou a cobrança do imposto de importação de 20% sobre compras de até US$ 50, que estavam isentas desde 2023 em função da implementação do Programa Remessa Conforme da Receita Federal.

Desde agosto do ano passado, todas as remessas internacionais passaram a ser sujeitas ao pagamento de tributos federais (imposto de importação, de 20%) e estaduais (ICMS, de 17%). Com o novo aumento para 20% do ICMS em alguns estados, o impacto no bolso do consumidor será ainda maior.


Publicidade

Publicidade

Leia Também