Conecte-se conosco

Economia

Mais de 15 milhões de simulações do crédito consignado já foram feitas

Publicado às

em

em

Mais de 15 milhões de simulações do crédito consignado já foram feitas
Imagem: Marcelo Camargo / Agência Brasil / CP

Entrou em vigor nesta sexta-feira (21) a Medida Provisória (MP) que libera o crédito consignado para 47 milhões de trabalhadores com carteira assinada, incluindo domésticos, rurais e empregados de MEI. De acordo com dados da Dataprev, até as 18h desta sexta-feira foram realizadas 15.098.810 simulações de empréstimos, com 1.584.436 solicitações efetivas de propostas e 1.494 contratos já fechados através do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, que conta com 68 milhões de trabalhadores cadastrados.

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, fez um alerta aos trabalhadores sobre o uso consciente do novo benefício. "O trabalhador precisa ter cautela, analisar as melhores propostas, e não fazer um empréstimo desnecessário. Essa é uma oportunidade para migrar de um empréstimo com taxas de juros altos para o consignado com juros mais baixos", afirmou. O ministro também reforçou que os empregados não podem comprometer mais de 35% do salário para pagar as prestações do consignado.

Denominado "Crédito do Trabalhador", o novo serviço está disponível inicialmente apenas através da Carteira de Trabalho Digital. A partir de 25 de abril, as instituições financeiras também poderão ofertar o crédito por meio de suas próprias plataformas digitais. Uma das novidades do programa é que o empregado pode usar até 10% do saldo no FGTS como garantia ou 100% da multa rescisória em caso de demissão.


Publicidade

Publicidade

Leia Também