Conecte-se conosco

Economia

Zerar imposto do café não resolve alta de preços, alerta associação

Publicado às

em

Zerar imposto do café não resolve alta de preços, alerta associação
Imagem: Divulgação / Reprodução

Na última sexta-feira (14), o governo federal anunciou a isenção das alíquotas de importação para o café e uma série de outros alimentos. A medida visa aliviar a pressão inflacionária sobre os preços, que tem afetado consumidores e indústrias no Brasil.

Em nota, a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) lembrou de uma iniciativa semelhante realizada em 2022, que foi uma resposta à inflação exacerbada pela pandemia. No entanto, a associação destacou que essa ação não produziu mudanças significativas no mercado.

A ABIC enfatizou que a alta nos preços do café não é um problema exclusivo do Brasil, mas um fenômeno global causado por uma combinação de fatores, incluindo condições climáticas adversas e a dinâmica de oferta e demanda. “A indústria nacional de café vivencia um dos momentos mais difíceis de toda sua história. Desde 2020, a produção tem sido afetada por questões climáticas, aumento da demanda global, questões geopolíticas e o aumento dos custos de produção”, afirmou a entidade.


Publicidade

Publicidade

Leia Também