Conecte-se conosco

Economia

Programa Desenrola Rural entra em vigor hoje

Publicado às

em

Programa Desenrola Rural entra em vigor hoje
Imagem: Divulgação / Reprodução

A partir desta segunda-feira (24), produtores da agricultura familiar que possuem dívidas em instituições bancárias ou com a União podem renegociar seus débitos e voltar a acessar o crédito rural por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, os descontos oferecidos pelo Desenrola Rural podem chegar a até 96% no valor total das dívidas.

Em nota oficial, a pasta informou que os produtores já podem procurar uma agência bancária para consultar sua situação junto às instituições financeiras com as quais possuem dívidas. Para aqueles com débitos inscritos na Dívida Ativa da União, o prazo de inscrição no programa vai até o dia 30 de maio. Já os agricultores que têm dívidas junto ao Pronaf têm um prazo mais extenso, podendo aderir ao programa até 31 de dezembro deste ano.

Segundo o ministério, o objetivo da iniciativa é auxiliar mais de 1,35 milhão de agricultores com dívidas em atraso há mais de um ano, sendo que mais de 250 mil devem ser beneficiados apenas ao longo de 2025. A proposta visa atender principalmente os inscritos na Dívida Ativa da União, e a pasta ressalta que não haverá prejuízo para o Tesouro Nacional. "A ideia é fazer com que os agricultores possam voltar a poder financiar suas produções", explica o ministério.


Publicidade

Publicidade

Leia Também