Conecte-se conosco

Economia

Intenção de consumo das famílias recua 0,2% em fevereiro, aponta CNC

Publicado às

em

Intenção de consumo das famílias recua 0,2% em fevereiro, aponta CNC
Imagem: Divulgação / Reprodução

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou nesta quinta-feira (20) que a intenção de consumo das famílias apresentou queda de 0,2% em fevereiro em relação a janeiro. O principal fator para este recuo foi a redução no consumo de bens duráveis, como automóveis, eletrodomésticos e computadores, com destaque para uma maior cautela observada entre as famílias de renda mais elevada.

O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) atingiu 104,5 pontos, descontados os efeitos sazonais. Na comparação com fevereiro de 2024, a retração foi mais acentuada, registrando queda de 1,1% - a mais intensa dos últimos cinco meses consecutivos de redução na análise anual. Apesar do recuo, o índice permanece acima dos 100 pontos em uma escala que vai até 200, indicando que os consumidores ainda mantêm satisfação com o consumo.

A análise por faixa de renda revela que as famílias com rendimentos superiores a dez salários mínimos (acima de R$ 15.180) demonstraram maior cautela, com queda de 0,5% no mês. Já entre as famílias com renda inferior a esse patamar, a redução foi menor, de 0,2%.


Publicidade

Publicidade

Leia Também