Com a chegada dos meses de dezembro e janeiro, as despesas típicas dessa época — como presentes, festas, viagens, materiais escolares e impostos como IPVA e IPTU — podem comprometer o orçamento e gerar dívidas no início do ano. Para evitar surpresas desagradáveis e começar o ano com as contas em dia, a educação financeira e o uso de ferramentas práticas são aliados indispensáveis.
1. Planeje suas despesas com antecedência
Monte uma lista das principais despesas fixas do período, como contas de casa, impostos, e extras como viagens e presentes. Avalie se há espaço no orçamento para todas as compras planejadas. Se necessário, priorize o essencial e adie gastos que podem ser realizados em outro momento.
2. Facilite a gestão das suas contas com a tecnologia
O uso de tecnologia é um diferencial para organização financeira. A Creditas, por exemplo, agora conta com uma funcionalidade em seu aplicativo que permite a consulta e o pagamento de todos os débitos veiculares em um mesmo lugar. Assim como a simulação de produtos voltados para o carro, como seguro e empréstimo com garantia de veículo.
"Ter essas informações organizadas em um único lugar ajuda a visualizar prazos, valores e a planejar pagamentos com antecedência. Esse controle digital não só economiza tempo, como também contribui para uma gestão financeira mais eficiente", explica Casagrande.
No app da Creditas, é possível fazer o pagamento desses débitos por Pix ou cartão de crédito tendo também a opção de parcelamento das despesas em até 12x. Além disso, no ambiente dedicado, a Creditas oferece um desconto na taxa de parcelamento das dívidas (ou isenção da taxa Pix).
3. Use o 13º salário com estratégia
As parcelas do 13º salário podem ser uma excelente oportunidade para organizar as finanças. Priorize usá-las para cobrir despesas de fim e início de ano, como dívidas pendentes ou impostos anuais. Se houver sobra, considere destinar parte para poupança ou investimentos, garantindo maior tranquilidade financeira ao longo do ano.
4. Crie um fundo para despesas de início de ano
Despesas como IPTU e material escolar são certas todo mês de janeiro. Antecipe-se criando uma reserva financeira exclusiva para cobrir esses custos. Guardar um pouco a cada mês ou destinar parte do 13º para esse fundo pode fazer toda a diferença no alívio do orçamento.
5. Aproveite descontos para pagamentos à vista
Muitos impostos e contas anuais oferecem descontos para pagamentos antecipados ou à vista, como IPTU e licenciamento. Avalie a possibilidade de aproveitar essas condições e reduza o impacto financeiro a longo prazo.
6. Planeje a renovação do seu seguro
Seja para o automóvel, residência ou outros bens, a renovação de seguros geralmente acontece no início do ano. Pesquise com antecedência as opções disponíveis e compare as condições oferecidas pelas seguradoras. Avalie também a possibilidade de ajustar coberturas e franquias para que o seguro se mantenha dentro do orçamento, sem comprometer a proteção necessária. Uma boa dica é contar com a ajuda de um corretor de seguros, que pode indicar o produto mais adequado às suas necessidades e ao seu orçamento.
"Organizar as contas de fim de ano não precisa ser uma tarefa complexa. Com educação financeira, um bom planejamento, o uso do 13º de forma inteligente e ferramentas de apoio, é possível garantir um início de ano tranquilo e financeiramente equilibrado", conclui Guilherme Casagrande.
Educação Financeira na Creditas
A Creditas possui a área de Benefícios que se destaca na promoção da Educação Financeira desde 2018, oferecendo um serviço completo de orientação dividido em três etapas: pré-contratual, contratual e pós-contratual. O objetivo é incentivar o planejamento financeiro consciente e prevenir o superendividamento da população. A vertente de benefícios da fintech, a Creditas Benefícios, também realiza palestras e treinamentos para parceiros, disponibilizando trilhas educativas que já impactaram mais de 50 mil pessoas. O conteúdo educacional disponível no aplicativo da Creditas Benefícios já ultrapassou a marca de 100 mil visualizações, mas também pode ser encontrado em outros canais da empresa, como site e redes sociais. Coordenada pelo educador financeiro Guilherme Casagrande e com o apoio de Ana Virgínia, head de negócios da Creditas Benefícios, essa iniciativa abrange uma ampla gama de temas, como planejamento financeiro, investimentos, milhas e previdência.