Conecte-se conosco
Publicidade Publicidade

Exportações Brasileiras de Soja e Milho Devem Cair Acentuadamente em Novembro

Publicado às

em

Exportações Brasileiras de Soja e Milho Devem Cair Acentuadamente em Novembro
Imagem: Divulgação / Reprodução

As exportações brasileiras de soja e milho deverão registrar expressiva queda em novembro, de acordo com os dados mais recentes da agência marítima Cargonave.

 

No caso da soja, a exportação está projetada em 2,45 milhões de toneladas, uma redução de cerca de 45% em comparação a outubro. Em relação a novembro de 2023, a queda chega a 47%. Isso ocorre em meio a uma safra recorde nos Estados Unidos, principal concorrente do Brasil no mercado global.

 

Até outubro deste ano, o Brasil havia exportado 93,5 milhões de toneladas de soja, superando os 92,9 milhões registrados no mesmo período de 2023, um ano de embarques recordes. No entanto, a tendência de desaceleração deve se concretizar em novembro.

 

Já as exportações brasileiras de milho também devem cair, tanto na comparação anual quanto mensal. Em novembro, a projeção é de 4,2 milhões de toneladas, ante quase 7 milhões de toneladas no mesmo mês do ano passado. Em outubro, as exportações de milho somaram 5,66 milhões de toneladas.

 

A redução nas exportações de milho se deve, em parte, à menor produção nacional, enquanto os EUA registraram uma grande safra. Até novembro, são esperados 33,5 milhões de toneladas na exportação brasileira de milho, contra volumes próximos de 50 milhões no mesmo período de 2023.

 

Segundo a Cargonave, o Brasil perdeu a posição de maior exportador mundial para os EUA em 2024, diante da grande safra norte-americana.


Publicidade

Publicidade Publicidade

Leia Também