Conecte-se conosco

Economia

Reforma tributária prevê período sem multa por ausência de novos tributos em notas fiscais

Empresas terão fase de adaptação em 2026, com apuração apenas informativa da CBS e do IBS

Publicado às

em

Reforma tributária prevê período sem multa por ausência de novos tributos em notas fiscais
Imagem: Reprodução

A implantação dos novos tributos previstos na reforma tributária começará com regras mais flexíveis para as empresas em 2026. Em decisão conjunta, a Receita Federal e o CGIBS estabeleceram que não haverá aplicação de multas ou penalidades pela ausência do preenchimento dos campos referentes aos novos impostos nas notas fiscais eletrônicas durante o período inicial de transição.

Com isso, documentos fiscais emitidos sem a indicação da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) não serão automaticamente rejeitados nesse intervalo. A regra valerá pelos três primeiros meses após a publicação dos regulamentos que irão detalhar o funcionamento dos novos tributos, ainda sem data definida.

A medida integra o início da migração do atual sistema tributário para o novo modelo aprovado pelo Congresso Nacional. Conforme o ato conjunto, durante esse período inicial será considerada cumprida a exigência relacionada ao recolhimento da CBS e do IBS, desde que as obrigações acessórias sejam corretamente apresentadas.


Publicidade

Publicidade

Leia Também