Conecte-se conosco

Economia

Governo brasileiro intensifica tratativas com os EUA para derrubar tarifas de até 50%

Alckmin diz que há “pressa” para reduzir barreiras impostas a produtos nacionais e afirma que diálogo direto com Washington é prioridade do Planalto.

Publicado às

em

Governo brasileiro intensifica tratativas com os EUA para derrubar tarifas de até 50%
Imagem: Reprodução

O Brasil quer avançar rapidamente nas negociações com os Estados Unidos para reduzir as tarifas elevadas que ainda incidem sobre parte significativa das exportações nacionais. A sinalização foi feita nesta sexta-feira (28) pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, que classificou o tema como uma das prioridades atuais da agenda comercial brasileira.

Segundo ele, cerca de 22% dos produtos enviados pelo Brasil ao mercado norte-americano, principalmente itens da indústria, como máquinas e equipamentos, continuam sujeitos a alíquotas que podem chegar a 50%. Alckmin destacou a disparidade no tratamento dado às mercadorias estrangeiras que entram no Brasil, lembrando que, entre os dez itens mais exportados pelos EUA ao país, oito têm tarifa zero e a média geral é de 2,7%.

“Estamos trabalhando para corrigir essa assimetria. Tarifas tão altas não fazem sentido em uma relação comercial que tem potencial de ampliar investimentos e abrir novas frentes de cooperação”, afirmou após participar da inauguração da delegacia cibernética do Inmetro.


Publicidade

Leia Também