Conecte-se conosco

Economia

Regras do vale-alimentação mudam e devem reduzir custos para milhões de brasileiros

Associação Brasileira de Supermercados celebra as novas regras, que limitam taxas, garantem interoperabilidade entre bandeiras e aceleram repasses aos estabelecimentos.

Publicado às

em

Regras do vale-alimentação mudam e devem reduzir custos para milhões de brasileiros
Imagem: Freepik

A assinatura do novo decreto do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), nesta terça-feira (11), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi recebida como “um marco histórico” pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Segundo a entidade, as mudanças tornam o sistema de vale-alimentação e vale-refeição mais justo, acessível e eficiente, beneficiando tanto os trabalhadores quanto o comércio.

Em nota, a Abras destacou que o novo decreto corrige distorções antigas do setor, como as taxas abusivas e os chamados “penduricalhos”, que encareciam a operação para o varejo e, indiretamente, elevavam os preços ao consumidor.

Entre as medidas de maior impacto, está o teto de 3,6% para a taxa cobrada dos estabelecimentos (MDR) e de 2% para a tarifa de intercâmbio, além da redução do prazo de repasse do dinheiro aos comerciantes — que passará a ocorrer em até 15 dias corridos. Outra mudança importante é a interoperabilidade entre bandeiras, que permitirá que qualquer cartão do programa funcione em qualquer maquininha de pagamento no prazo de até 360 dias.


Publicidade

Publicidade

Leia Também