Conecte-se conosco

Economia

Novas regras do saque-aniversário do FGTS passam a valer neste sábado

Mudanças limitam número de parcelas e valor máximo para antecipação dos recursos

Publicado às

em

Novas regras do saque-aniversário do FGTS passam a valer neste sábado
Imagem: Joédson Alves/Agência Brasil

As novas regras para o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) começam a valer neste sábado (1º), trazendo restrições para quem costuma antecipar os valores dessa modalidade. As alterações, aprovadas pelo Conselho Curador do FGTS e implementadas pela Caixa Econômica Federal, estabelecem limites no número de parcelas e no valor máximo que o trabalhador pode antecipar.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, o objetivo é evitar que os trabalhadores fiquem desprotegidos em caso de demissão e garantir maior equilíbrio nas contas do fundo, que também financia habitação, saneamento e infraestrutura. Atualmente, 21,5 milhões de brasileiros aderiram ao saque-aniversário, o que representa mais da metade das contas ativas, e cerca de 70% deles já recorreram à antecipação via empréstimos bancários.

O que é o saque-aniversário

Criada em 2019, essa modalidade permite que o trabalhador retire, anualmente, uma parte do saldo do FGTS no mês do seu aniversário. A adesão é opcional e pode ser feita pelo aplicativo do FGTS, no site da Caixa ou presencialmente em uma agência.
Ao optar pelo saque-aniversário, o trabalhador renuncia ao direito de sacar o saldo total do fundo em caso de demissão sem justa causa, mantendo apenas o recebimento da multa rescisória de 40%.


Publicidade

Publicidade

Leia Também