Conecte-se conosco

Economia

Juros altos freiam economia e PIB cresce 0,5% no 2º trimestre, diz FGV

Monitor da FGV mostra alta de 0,5% entre abril e junho e impacto direto da Selic elevada

Publicado às

em

Juros altos freiam economia e PIB cresce 0,5% no 2º trimestre, diz FGV
Imagem: Freepik

A economia do país registrou crescimento de 0,5% entre abril e junho, em comparação com o trimestre anterior, segundo dados do Monitor do PIB, divulgados nesta segunda-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV). O ritmo, no entanto, mostra desaceleração em relação aos três primeiros meses do ano, quando o avanço havia sido de 1,3%.

O levantamento, que funciona como prévia do resultado oficial do IBGE, indica ainda que, na passagem de maio para junho, também houve expansão de 0,5% após ajuste sazonal. Já na comparação com o mesmo período de 2024, a alta foi de 2,4%. No acumulado de 12 meses, o crescimento chega a 3,2%. Em valores monetários, o PIB brasileiro somou R$ 6,1 trilhões no primeiro semestre.

Pressão dos juros

De acordo com Juliana Trece, economista do Ibre, o desempenho do segundo trimestre foi sustentado principalmente pelos setores de serviços e indústria. Nos serviços, o crescimento se espalhou por diversas atividades, enquanto na indústria a alta ficou concentrada na extração mineral, sinalizando maior fragilidade do setor.


Publicidade

Publicidade

Leia Também