Conecte-se conosco

Economia

China habilita 183 empresas brasileiras para exportação de café em meio à crise com os EUA

Medida entra em vigor no mesmo dia em que os Estados Unidos anunciam tarifa de 50% sobre o café brasileiro

Publicado às

em

China habilita 183 empresas brasileiras para exportação de café em meio à crise com os EUA
Imagem: Marcos Vicentti/ Secom

Em um movimento considerado estratégico, a China autorizou 183 novas empresas brasileiras a exportarem café para seu mercado. O anúncio foi feito pela Embaixada da China no Brasil, que destacou que a medida tem validade de cinco anos e passou a valer a partir de 30 de julho — data que coincidiu com a oficialização de um novo pacote tarifário norte-americano contra produtos brasileiros, incluindo o café.

Segundo dados compartilhados em publicações anteriores da representação chinesa, o consumo de café na China ainda é baixo — cerca de 16 xícaras por pessoa ao ano —, o que representa uma fração da média global de 240 xícaras. No entanto, as importações líquidas do produto cresceram 13 mil toneladas entre 2020 e 2024, indicando uma tendência de aumento na demanda. “O café vem conquistando espaço no dia a dia dos chineses”, destacou a embaixada.

A medida chinesa chega em um momento delicado para os exportadores brasileiros. O governo dos Estados Unidos, principal destino do café nacional, confirmou a aplicação de uma tarifa de 50% sobre o produto a partir de 6 de agosto. O Brasil respondeu por 23% das importações norte-americanas de café em 2024, especialmente da variedade arábica, amplamente utilizada pela indústria de torrefação daquele país.


Publicidade

Publicidade

Leia Também