Conecte-se conosco

Economia

Desemprego atinge menor nível da história e Brasil bate recorde de carteira assinada, aponta IBGE

Com 5,8%, taxa de desocupação no 2º trimestre de 2025 é a menor desde o início da série histórica; renda média e massa salarial também alcançam recordes

Publicado às

em

Desemprego atinge menor nível da história e Brasil bate recorde de carteira assinada, aponta IBGE
Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Brasil registrou no segundo trimestre de 2025 a menor taxa de desemprego já apurada desde o início da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A desocupação ficou em 5,8% entre os meses de abril e junho, o menor índice desde 2012, ano em que a pesquisa começou a ser feita com o modelo atual.

A marca anterior pertencia a novembro de 2024, quando o desemprego foi de 6,1%. No primeiro trimestre deste ano, o índice estava em 7%. Na comparação com o mesmo período de 2024, a queda foi ainda mais expressiva: no segundo trimestre daquele ano, a taxa era de 6,9%.

De acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira (31), o número de brasileiros com algum tipo de ocupação chegou a 102,3 milhões, enquanto 6,3 milhões estavam à procura de trabalho. Isso representa uma queda de 17,4% (ou 1,3 milhão de pessoas) no total de desocupados em relação ao trimestre anterior. Já o total de trabalhadores ocupados cresceu 1,8%, com 1,8 milhão de novos postos preenchidos.


Publicidade

Publicidade

Leia Também