Conecte-se conosco

Economia

Crédito do Trabalhador é sancionado e passa a valer para CLT e motoristas de aplicativo

Linha de empréstimo para trabalhadores CLT e entregadores poderá ser contratada por bancos e plataformas digitais

Publicado às

em

Crédito do Trabalhador é sancionado e passa a valer para CLT e motoristas de aplicativo
Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta sexta-feira (25) a lei que cria o Crédito do Trabalhador, linha de empréstimo destinada a empregados da iniciativa privada com carteira assinada (CLT). A nova legislação, aprovada pelo Congresso Nacional, também garante o acesso ao benefício para motoristas e entregadores de aplicativos. A norma já está publicada no Diário Oficial da União.

O consignado para CLT foi lançado em março, por meio de Medida Provisória, e já movimentou R$ 21 bilhões em 4,07 milhões de contratos, alcançando 3,1 milhões de trabalhadores. O valor médio contratado é de R$ 6.781,69, com prazo de 19 meses para quitação.

Juros e perfil dos beneficiários

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), 60% dos empréstimos foram concedidos a profissionais que recebem até quatro salários mínimos, faixa que antes enfrentava maiores dificuldades para conseguir crédito com juros competitivos. Atualmente, a taxa média do consignado CLT é de 3,56% ao mês, bem abaixo dos empréstimos pessoais convencionais, cujas taxas variam entre 6,50% e 8,77%.


Publicidade

Publicidade

Leia Também