Conecte-se conosco

Economia

Brasil estuda criar seu próprio sistema de geolocalização por satélite

Projeto estratégico avalia redução da dependência de sistemas estrangeiros, mas esbarra em alto custo e complexidade tecnológica

Publicado às

em

Brasil estuda criar seu próprio sistema de geolocalização por satélite
Imagem: Bruno Peres/Agência Brasil

O governo brasileiro deu o primeiro passo para avaliar a viabilidade de desenvolver um sistema próprio de geolocalização por satélite, similar ao GPS. A proposta será analisada por um grupo técnico multidisciplinar, formado por representantes de ministérios, Força Aérea, agências e institutos federais, além da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil.

Criado em julho por meio da Resolução nº 33 do Comitê de Desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro, o grupo terá 180 dias, a contar de 14 de julho, para entregar um relatório com conclusões e recomendações ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), responsável por formalizar a criação da equipe.

Segundo Rodrigo Leonardi, diretor de Gestão de Portfólio da Agência Espacial Brasileira (AEB), a missão do grupo será mapear desafios, gargalos, custos e benefícios de um projeto que exigiria capacidade de desenvolver, fabricar e lançar satélites capazes de enviar sinais de posicionamento e tempo com precisão, como fazem os sistemas já existentes no mundo.


Publicidade

Publicidade

Leia Também