O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa, nesta quinta-feira (24), a pagar os valores descontados de forma indevida dos benefícios de aposentados e pensionistas por entidades associativas. O reembolso será feito em parcela única e corrigido pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), diretamente na conta onde o segurado recebe seu benefício.
Terão direito ao pagamento aqueles que aderirem ao acordo proposto pelo governo federal até esta segunda-feira (21). A adesão segue aberta até o dia 14 de novembro e a ordem de pagamento respeitará a sequência de confirmações: quem aderir primeiro, receberá primeiro.
De acordo com o INSS, aproximadamente 600 mil pessoas já formalizaram a adesão ao acordo. O Ministério da Previdência estima que 1,4 milhão de beneficiários tenham direito ao ressarcimento.
Benefícios da adesão
Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, destacou que o processo não exige contratação de advogado, o que elimina custos adicionais para os aposentados. Além disso, os segurados que aderirem ao acordo ainda poderão mover ações individuais contra as associações responsáveis pelos descontos indevidos, inclusive por danos morais.
“O aposentado que adere ao acordo se compromete a não processar o governo, mas mantém o direito de acionar judicialmente as associações que realizaram cobranças sem autorização”, explicou o ministro.
O governo também informou que está investigando as entidades envolvidas e que somente aquelas consideradas regulares poderão voltar a operar. Até o momento, cerca de R$ 2,8 bilhões já foram bloqueados de associações suspeitas de fraude, por meio de decisões judiciais.
Quem pode aderir?
Podem participar do acordo os aposentados e pensionistas que contestaram os descontos e não obtiveram resposta das associações no prazo de 15 dias úteis. Mais de 3,2 milhões de solicitações, feitas por cerca de 1,9 milhão de pessoas, já ultrapassaram esse prazo e estão aptas à adesão.
A participação é gratuita e o valor a ser devolvido pode ser consultado previamente. O procedimento pode ser feito pelos seguintes canais:
A central 135 está disponível para orientações, mas não realiza a adesão.
Passo a passo para aderir pelo Meu INSS
-
Acesse o aplicativo ou site do Meu INSS com CPF e senha;
-
Vá até “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência”;
-
Leia o comentário mais recente e, no campo “Aceito receber”, selecione “Sim”;
-
Clique em “Enviar” e aguarde o pagamento.
Etapas até a liberação do reembolso
-
O beneficiário registra a contestação do desconto irregular;
-
Aguarda até 15 dias úteis pela resposta da associação;
-
Caso não haja retorno, o sistema libera a opção para adesão ao acordo e recebimento do valor devido.