Conecte-se conosco

Economia

IPI zerado para carros sustentáveis: nova política impulsiona veículos nacionais mais limpos e seguros

Governo federal lança medida que reduz ou elimina imposto para modelos compactos e eficientes fabricados no Brasil, como parte do programa Mover, com foco em sustentabilidade e renovação da frota

Publicado às

em

IPI zerado para carros sustentáveis: nova política impulsiona veículos nacionais mais limpos e seguros
Imagem: Divulgação

Com foco em inovação, sustentabilidade e justiça social, o governo federal deu mais um passo para transformar a mobilidade urbana no país. Nesta quinta-feira (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto que reduz e até zera o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para veículos compactos e sustentáveis fabricados no Brasil.

Batizados como “Carros Sustentáveis”, esses modelos precisam cumprir uma série de critérios para se enquadrar na nova política tributária. Os requisitos envolvem eficiência energética, baixa emissão de poluentes, índice elevado de reciclabilidade e fabricação nacional completa.

De acordo com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, a medida tem potencial para movimentar a cadeia automotiva, estimular investimentos e facilitar o acesso da população a veículos mais modernos e menos poluentes. “É um incentivo à produção nacional com responsabilidade ambiental e impacto social positivo”, disse ele.


Publicidade

Publicidade

Leia Também