Conecte-se conosco

Brasil

Energia acessível: nova tarifa social vai aliviar o bolso de milhões de brasileiros

Medida Provisória prevê gratuidade, descontos e mais liberdade de escolha para consumidores, com equilíbrio e modernização do setor elétrico

Publicado às

em

Energia acessível: nova tarifa social vai aliviar o bolso de milhões de brasileiros
Imagem: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou nesta quarta-feira (21) a Medida Provisória que inaugura uma nova fase para o setor elétrico brasileiro. A proposta reformula a Tarifa Social de Energia Elétrica, com impacto direto na vida de mais de 60 milhões de pessoas. A principal mudança é a gratuidade da conta de luz para famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa, inscritas no CadÚnico, desde que consumam até 80 kWh por mês — um benefício que deve alcançar cerca de 16 milhões de brasileiros.

A iniciativa também inclui pessoas com deficiência e idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de comunidades indígenas e quilombolas, bem como famílias atendidas por sistemas isolados que operam com módulos de geração offgrid. Caso o consumo ultrapasse o limite gratuito, será cobrada apenas a diferença proporcional.

Outra novidade é a isenção da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) para famílias do CadÚnico com renda entre meio e um salário mínimo per capita, desde que o consumo mensal não ultrapasse 120 kWh.


Publicidade

Publicidade

Leia Também