A Avion Express Brasil, subsidiária do grupo irlandês Avia Solutions, anunciou que começará a operar no Brasil até o fim de março de 2025. A empresa recebeu, nesta sexta-feira (28), autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para oferecer um modelo operacional inédito no país: a prestação de serviços para outras companhias aéreas.
Esse serviço, conhecido pela sigla ACMI (Aeronave, Tripulação, Manutenção e Seguro), consiste no arrendamento de aeronaves, pilotos e comissários, além da responsabilidade pela manutenção dos aviões e pagamento de seguros. Enquanto isso, a companhia contratante fica responsável pela comercialização das passagens e pelos custos operacionais, como combustível e taxas aeroportuárias.
Segundo a Anac, “esse modelo de negócio possibilita otimizar a capacidade das companhias aéreas, permitindo que ampliem suas operações temporariamente em períodos de alta demanda, como férias e eventos especiais, além de garantir a continuidade do serviço em casos de indisponibilidade de aeronaves”.
A Avion Express celebrou a obtenção do Certificado de Operador Aéreo (COA), documento que atesta que a empresa está apta a operar no território brasileiro. A controladora informou que, com a aprovação do certificado, a Avion Express Brasil está pronta para iniciar as operações comerciais no primeiro trimestre de 2025, prevendo a implantação de até dez aeronaves da família Airbus A320 até o final do ano. A meta é alcançar 25 aeronaves até 2028.
O início das operações no Brasil é considerado um passo significativo para as soluções de ACMI na América Latina, uma região identificada como um mercado-chave em crescimento. Recentemente, a Avion Express também estabeleceu parcerias no México e na Argentina.
Darius Kajokas, executivo-chefe da Avion Express, comentou: “Com o setor de aviação experimentando mudanças cíclicas de demanda, nossas soluções em ACMI fornecerão às companhias aéreas brasileiras a flexibilidade de que precisam para otimizar suas operações. Estamos confiantes de que nossos serviços ajudarão a preencher as lacunas de capacidade, mantendo os mais altos padrões de eficiência e confiabilidade”.
Desde o meio do ano passado, a subsidiária brasileira é comandada pelo engenheiro argentino Esteban Jauregui Lorda, que possui experiência em companhias aéreas como Avianca, Gol e Aerolíneas Argentinas. A sede da Avion Express Brasil está localizada em Indaiatuba, no estado de São Paulo.