A norma ABNT NBR 17194 trata de conceitos básicos, define características visuais, dimensionais e funcionais da lata de alumínio e especificações para transporte, manuseio, armazenagem e até mesmo envase das bebidas. São requisitos, procedimentos, recomendações e cuidados que asseguram o mais alto padrão de qualidade em termos de embalagens para bebidas.
Com 35 anos de história completados recentemente em outubro, a indústria de latas de alumínio atende com diferentes formatos, tamanhos, tecnologias de impressão desde a tradicional cerveja até a água mineral. Em 2024, a expectativa é superar o patamar de 34 bilhões de unidades vendidas no Brasil, um recorde, equivalente a mais de 93 milhões de latas por dia. O Brasil já é o 3º maior mercado mundial. Essa expansão exige instrumentos que não apenas acompanhem, mas sustentem esse avanço, garantindo segurança para todos—da indústria ao consumidor – que lidam com a lata de alumínio.
"A NBR 17194 não é apenas um ganho de eficiência para a indústria, mas também uma conquista para o consumidor, que terá à disposição um produto ainda mais confiável e seguro. Esta iniciativa reafirma o compromisso do setor com a excelência em tudo o que faz. É uma demonstração clara de um trabalho colaborativo do setor, por um mercado cada vez mais sólido e competitivo", explicou Guilherme Canielo, da Abralatas.
Segundo o presidente da ABNT, Mario William Esper, a oferta de embalagens para bebidas seguras, confiáveis, sustentáveis e padronizadas é fundamental para a sociedade. "Ao publicarmos a série de normas ABNT NBR 17194 estamos oferecendo benefícios tais como o aumento da confiança dos clientes, ao aumentar a qualidade dos produtos, bem como a contribuição para a economia do país ao reduzir desperdícios adotando a circularidade dos resíduos. A ABNT acompanha constantemente as inovações de mercado buscando que suas Normas Brasileiras estejam sempre alinhadas com as práticas mais atuais e a NBR melhora o relacionamento do produtor de latas e envasador", afirmou o presidente.
A NBR
É uma norma voluntária e pública que padroniza processos para o bem da sociedade. Ela estipula diretrizes de caráter técnico que tem como função padronizar processos para a elaboração de produtos e serviços no Brasil.
As NBRs são desenvolvidas publicamente de maneira democrática, transparente, neutra e objetiva pela ABNT de forma colaborativa e cooperam para o estabelecimento de altos padrões de produção.