O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na madrugada desta sexta-feira (18) um aviso meteorológico prevendo tempestades nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do país. Entre as áreas afetadas estão as regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e a macrometrópole paulista.
De acordo com o Inmet, o alerta é válido até sábado (19), com previsão de chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h), ventos intensos de 60 a 100 quilômetros por hora (Km/h), além da possibilidade de queda de granizo. Há também riscos associados, como quedas de árvores, cortes no fornecimento de energia elétrica e alagamentos.
O Instituto orienta que, em caso de rajadas de vento e descargas elétricas, as pessoas evitem se abrigar debaixo de árvores e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Recomenda-se ainda desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia de imóveis para evitar acidentes.
Chuvas intensas em várias regiões
O Inmet informou que algumas áreas, como o sul e a Zona da Mata de Minas Gerais, Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba, litoral norte de São Paulo e a Costa Verde do Rio de Janeiro, podem registrar até 100 milímetros (mm) de chuva em 24 horas. No oeste de Santa Catarina, Paraná e sul de Mato Grosso do Sul, as instabilidades ganharam força desde a madrugada desta sexta-feira.
O Instituto emitiu um alerta laranja, indicando perigo em virtude das tempestades, para os estados de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e todo o Mato Grosso do Sul. Também foram emitidos alertas amarelos, que indicam perigo potencial, para áreas de Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, Goiás e o Distrito Federal.
Atenção aos alertas da Defesa Civil
A população deve acompanhar as atualizações sobre as condições climáticas e os avisos meteorológicos. Os alertas da Defesa Civil podem ser recebidos via SMS, aplicativos de mensagem como Telegram e WhatsApp, e também em TVs por assinatura.
Para receber alertas por SMS, basta enviar uma mensagem com o CEP da área de interesse para o número 40199. No WhatsApp, o cidadão pode cadastrar o número (61) 2034-4611 e seguir as instruções automáticas para receber os alertas. No Telegram, o contato "Defesa Civil Alertas" fornece um serviço similar. Já nas TVs por assinatura, os avisos da Defesa Civil são exibidos automaticamente durante a programação.
A população em áreas de risco deve redobrar a atenção e seguir as recomendações das autoridades para minimizar os riscos durante os períodos de tempestade.