Conecte-se conosco

Previdência

Governo prorroga até fevereiro prazo para aposentados contestarem descontos indevidos no INSS

Mais de 3 milhões de beneficiários ainda não pediram ressarcimento; devolução é feita em até 30 dias após o acordo e corrigida pelo IPCA

Publicado às

em

Governo prorroga até fevereiro prazo para aposentados contestarem descontos indevidos no INSS
Imagem: Govbr

O Governo Federal ampliou por mais três meses o prazo para aposentados e pensionistas contestarem descontos indevidos nos benefícios do INSS. Agora, os pedidos poderão ser feitos até 14 de fevereiro de 2026. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (12) pelo ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, durante o programa Bom Dia, Ministro, transmitido pelo Canal Gov.

De acordo com Queiroz, a prorrogação atende a uma orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para garantir que nenhum beneficiário fique sem receber o reembolso. “O presidente Lula recomendou que ninguém ficasse no prejuízo. O dinheiro está em caixa e temos pressa em devolver o que foi tirado de forma indevida”, declarou o ministro.

Segundo o Ministério da Previdência, cerca de 3 milhões de aposentados e pensionistas ainda não fizeram a contestação. Desde que o sistema foi aberto, em maio, 6,1 milhões de solicitações já foram registradas. Destas, 3,7 milhões resultaram em ressarcimentos, totalizando mais de R$ 2,5 bilhões devolvidos aos beneficiários.


Publicidade

Leia Também