Conecte-se conosco

Mato Grosso

Centro de pesquisa do Araguaia amplia infraestrutura e se torna referência em tecnologia e inovação no Estado de MT

O novo equipamento de Fluorescência de Raios X (FRX), amplia a capacidade científica e contribui para o desenvolvimento acadêmico e do setor produtivo no estado.

Publicado às

em

Centro de pesquisa do Araguaia amplia infraestrutura e se torna referência em tecnologia e inovação no Estado de MT
Imagem: Arquivo/Pesquisadora

O Centro de Pesquisa Multiusuários do Araguaia (CPMUA), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Barra do Garças, passou a contar com um novo equipamento de Fluorescência de Raios X (FRX), adquirido com recursos do Governo do Estado, através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), por meio do edital 009/2022- Laboratórios Multiusuários de Mato Grosso. O investimento amplia a capacidade científica do centro atendendo as demandas de pesquisa e desenvolvimento do setor acadêmico e privado no estado.

A tecnologia de FRX é uma ferramenta analítica que pode atender o setor público, as universidades, o setor privado e a sociedade em geral,  por sua alta capacidade de identificar e quantificar elementos químicos em amostras sólidas, líquidas ou em pó, sem destruí-las.

Na ciência pode ser utilizada na área de geociência em análises de composição de rochas, minerais e solos; em ciências ambientais, na detecção de contaminantes em solos, sedimentos, águas e resíduos; na ciência dos materiais, pode caracterizar ligas metálicas, cerâmicas e polímeros; nas agrárias com avaliações de composição química de solos, plantas e fertilizantes; na arqueologia e conservação, identificar pigmentos e materiais em peças históricas sem danificá-las.


Publicidade

Publicidade

Leia Também