Conecte-se conosco

Mato Grosso

Mato Grosso descarta caso de gripe aviária em Nova Brasilândia e reforça vigilância sanitária

Publicado às

em

Mato Grosso descarta caso de gripe aviária em Nova Brasilândia e reforça vigilância sanitária
Imagem: Indea

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) confirmou, na tarde desta segunda-feira (19), que deu negativo o exame realizado em uma ave com suspeita de gripe aviária no município de Nova Brasilândia, a 200 km de Cuiabá. O caso havia gerado alerta após a coleta de material em uma propriedade rural onde as aves eram criadas para subsistência.

A amostra foi enviada para análise em um laboratório do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que confirmou a ausência da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (H5N1). Com isso, Mato Grosso segue livre da doença, que é caracterizada por alta mortalidade em aves e pode apresentar sintomas como manchas vermelho-arroxeadas nas cristas e barbelas, dificuldades respiratórias, torcicolo e diarreia.

Apesar do resultado negativo, o Estado intensificou, desde a última sexta-feira (16), os protocolos de vigilância sanitária, após a confirmação de um foco da doença em uma granja no Rio Grande do Sul. As ações preventivas incluem aumento das inspeções em propriedades com aves de quintal, visitas de vigilância ativa em granjas comerciais, além de maior controle em barreiras sanitárias para veículos vindos do Sul do país.


Publicidade

Publicidade

Leia Também