Conecte-se conosco

Mato Grosso

Mato Grosso intensifica protocolos para impedir entrada de gripe aviária no Estado

Estado não tem caso confirmado da doença. Desde 2024, Indea já realizou mais de 15 mil atividades de vigilância sanitária

Publicado às

em

Mato Grosso intensifica protocolos para impedir entrada de gripe aviária no Estado
Imagem: Indea

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) intensificou, nesta sexta-feira (16.5), as ações de fiscalização sanitária e monitoramento a fim de impedir que a gripe aviária (influenza aviária) ingresse em planteis comerciais de aves ou em propriedades rurais com avicultura de subsistência em Mato Grosso.

O reforço nas fiscalizações ocorre diante da confirmação de um caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em granja comercial na cidade de Montenegro (RS), informado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na quinta-feira (15).

 O diretor técnico do Indea, Renan Tomazele, explica que o reforço envolve aumento no número de inspeções em propriedades rurais que possuem aves de fundo de quintal, além de ações de fiscalizações e monitoramento em granjas comerciais, aumento na coleta de amostras de secreções de galinhas, patos, gansos e perus de criações domésticas.


Publicidade

Publicidade

Leia Também