Conecte-se conosco

Mato Grosso

CGE Alerta amplia atuação e passa a monitorar indicadores de eficiência em órgãos estaduais

Custo do Quilômetro Rodado é o primeiro indicador de eficiência a ser monitorado pelo sistema

Publicado às

em

CGE Alerta amplia atuação e passa a monitorar indicadores de eficiência em órgãos estaduais
Imagem: Divulgação / Reprodução

A Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso deu mais um passo rumo à melhoria da gestão pública. A partir deste mês, o sistema CGE Alerta passa a incorporar indicadores de eficiência em sua análise. A nova funcionalidade visa não apenas apontar impropriedades como acúmulo de férias, ausência de prestação de contas e pagamentos indevidos de juros e multas, mas também estimular uma administração mais econômica e eficaz. 

O primeiro indicador implementado é o Custo por Quilômetro Rodado (CQR), que avalia a eficiência financeira na locação de veículos utilizados pelas instituições públicas. A lógica é simples: quanto menor o custo por quilômetro, maior a eficiência da locação. Isso reflete um uso racional de recursos, com veículos apropriados para a real demanda dos órgãos.

No período de abril de 2024 a março de 2025, o sistema analisou 1.383 veículos locados utilizados em atividades administrativas no âmbito do Poder Executivo estadual. O cálculo do CQR considera tanto o valor da locação quanto os gastos com combustível. A média apurada foi de R$ 3,90 por quilômetro rodado.


Publicidade

Publicidade

Leia Também