Conecte-se conosco

Mato Grosso

Primeira-dama de MT destaca compromisso do SER Família Inclusivo; 10 mil autistas já possuem Carteira de Identificação no Estado

Carteira de Identificação do Autista (CIA) facilita acesso a serviços e direitos

Publicado às

em

Primeira-dama de MT destaca compromisso do SER Família Inclusivo; 10 mil autistas já possuem Carteira de Identificação no Estado
Imagem: Divulgação / Reprodução

Nesta quarta-feira (2.4), o mundo se une para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007 para ampliar o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e incentivar a inclusão. Em Mato Grosso, o programa SER Família Inclusivo, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, tem sido um grande aliado das pessoas autistas e de suas famílias.

Para Virginia Mendes, o compromisso com a causa autista deve ser constante. “Hoje é o dia de conscientização, mas essa reflexão deve ser feita todos os dias. O autismo não define uma pessoa, é apenas uma parte de quem ela é. Com respeito, acolhimento e apoio, pessoas autistas podem ter vidas plenas e contribuir de forma valiosa para a sociedade”, destaca a primeira-dama do Estado.

Ela também reforça a importância da empatia e da compreensão. “O diagnóstico precoce e o acesso a terapias adequadas fazem diferença, mas o que realmente transforma a vida de quem está no espectro é o amor e a inclusão. Todos merecem ser vistos e respeitados como são. Inclusão é construir pontes, derrubar barreiras e garantir que todos tenham espaço para crescer, e isso precisamos fazer juntos”, completou Virginia Mendes.


Publicidade

Publicidade

Leia Também