Durante cerimônia de premiação do programa Imuniza Mais MT realizada nesta quinta-feira (20), o promotor de Justiça Milton Mattos, que atua na defesa da Saúde, reforçou a importância da imunização como prioridade no Estado de Mato Grosso e demais órgãos públicos.
O evento reconheceu 31 municípios mato-grossenses que se destacaram com os melhores índices de cobertura vacinal, em iniciativa promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).
"Todos os promotores de Justiça desse Estado têm o dever de trabalhar em prol da imunização, de fortalecer, fiscalizar e ser parceiro dos secretários e dos prefeitos para ajudar de alguma forma nesse processo de imunização. A população quer que o Ministério Público atue na saúde, as pessoas precisam de saúde", destacou Mattos.
O promotor ressaltou que a premiação tem dupla função: além de prestigiar os municípios com melhor desempenho, também serve como motivação para aqueles que não atingiram as metas estabelecidas. "Aqueles municípios, que não estão na premiação, podem se sentir motivados a melhorar [sua cobertura vacinal]", afirmou.
Em seu discurso, Mattos parabenizou a continuidade do programa executado pela SES e informou que, no Ministério Público, tanto a imunização quanto a Atenção Básica à Saúde são consideradas áreas prioritárias no planejamento estratégico da instituição.
O promotor também destacou a importância dos Agentes Comunitários de Saúde no processo de imunização. Segundo estudos citados por ele, esses profissionais representam o método mais eficiente para que a população volte a se vacinar.
"Esses trabalhadores fazem campanha de vacinação nos fins de semana, nas escolas, nas empresas, nas aldeias. É difícil dizer não para um agente comunitário de saúde que vai na sua casa e fala 'o senhor poderia levar seu filho para vacinar?'. As pessoas não dizem não para um agente comunitário de saúde. Esses profissionais, que trabalham no sol, dia a dia, têm o respeito com certeza do Ministério Público", enfatizou.
O programa Imuniza Mais MT tem como objetivo aumentar os índices de cobertura vacinal no estado, promovendo a saúde pública e prevenindo doenças imunopreveníveis por meio de parcerias entre estado, municípios e instituições como o Ministério Público.