O MT Hemocentro registrou a arrecadação de 111 bolsas de sangue durante as ações realizadas na sexta-feira (14) e sábado (15). A campanha fez parte das comemorações dos 31 anos de funcionamento do banco de sangue, que abriu suas portas excepcionalmente no sábado para atender doadores que não puderam comparecer durante a semana.
O coordenador da Hemorrede em Mato Grosso, Fernando Modolo, expressou gratidão a todos que participaram da iniciativa. "A doação de sangue é um ato nobre de ajuda ao próximo, proporcionando vida e esperança para aqueles que recebem as doações. Nós do MT Hemocentro agradecemos a todos que compareceram na unidade nesses dois dias, dispostos a ajudar o próximo", ressaltou.
Para se tornar um doador de sangue, é necessário atender a alguns requisitos básicos: ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 quilos, estar em bom estado de saúde e manter uma alimentação saudável. Os interessados devem comparecer à unidade portando documento oficial com foto, após uma alimentação leve e equilibrada, evitando o jejum antes da doação.
De acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, homens podem realizar até quatro doações anuais, respeitando um intervalo de três meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um espaço de quatro meses entre os procedimentos.
Em cada coleta é retirado um volume aproximado de até 450 ml de sangue. O material coletado beneficia pessoas internadas e em tratamento nas unidades e hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado de Mato Grosso.
Serviço
A sede do MT Hemocentro está localizada na Rua 13 de Junho, nº 1055, em Cuiabá. Para realizar o agendamento da doação de sangue, os interessados podem acessar o site da unidade ou entrar em contato pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem) ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 211 e 221.
O banco de sangue funciona regularmente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e fornece o atestado de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde realizar a doação, a unidade fornece um comprovante de comparecimento para justificar a falta no trabalho.