Contribuintes inscritos na dívida ativa do Estado de Mato Grosso têm a oportunidade de encerrar ações judiciais de execução fiscal, obter descontos superiores a 40% no pagamento de débitos e resolver suas pendências fiscais durante a Semana Nacional de Regularização Tributária, que começa hoje (17) e segue até sexta-feira (21).
A iniciativa é resultado de um termo de cooperação entre a Procuradoria Geral do Estado (PGE), a Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso, o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), o Núcleo de Cooperação Judiciária e a Procuradoria do Município de Cuiabá.
O principal objetivo da ação é reduzir o volume de processos no Poder Judiciário e incentivar acordos consensuais entre as partes para o pagamento de débitos de impostos, taxas ou multas aplicadas por órgãos estaduais.
Podem solicitar o acordo os contribuintes cujos débitos foram originados até 31 de dezembro de 2020. O prazo para pedir a regularização se encerra na sexta-feira (21), com o término da Semana Nacional de Regularização Tributária.
Para os débitos relacionados ao pagamento de tributos (obrigação principal), o desconto sobre juros e multas chega a 40% para pagamentos à vista. O mesmo percentual é aplicado para os casos em que o débito decorre da ausência de documentação relativa ao pagamento do imposto (obrigação acessória).
Os contribuintes com dívidas geradas até o ano de 2018 terão direito a descontos superiores a 40%, conforme informou a PGE.
O subprocurador-geral da Área Fiscal, Jenz Prochnow Júnior, destaca que a Semana Nacional de Regularização Tributária oferece uma oportunidade para os contribuintes regularizarem suas pendências fiscais de forma mais simples e vantajosa.
"Essa é uma determinação do Conselho Nacional de Justiça aos tribunais de justiça, para que busquem promover a negociação e encontrar um acordo entre as partes, visando pôr fim a litígios judiciais", explicou.
Como aderir ao programa
O primeiro passo para o contribuinte é verificar se possui débitos inscritos na dívida ativa do Estado. Esta consulta pode ser feita em qualquer unidade do Ganha Tempo ou pelos seguintes canais de atendimento:
Email: negociacaofiscal@pge.mt.gov.br
WhatsApp: (65) 99243-6157
Atendimento presencial: Sede da PGE/MT, localizada na Av. República do Líbano, 2258 - Despraiado, Cuiabá - MT, 78048-196
Caso possua débito tributário ou não tributário com o Estado, originário até 31 de dezembro de 2020, o contribuinte deve entrar em contato com a PGE pelo e-mail transaçãotributaria@pge.mt.gov.br.
Documentos necessários
No e-mail de solicitação, o contribuinte precisa anexar os seguintes documentos:
- Qualificação completa com nome, CPF ou CNPJ, e endereço
- Identificação dos créditos que deseja incluir na transação
- Número de processo judicial (se houver)
- Comprovante de depósito judicial vinculado (se necessário)
- Petição de renúncia a eventuais ações judiciais, conforme o artigo 487 do Código de Processo Civil
Após o envio da solicitação, se a adesão for aprovada, será gerado um Número Único de Protocolo (NUP), que será enviado por e-mail. Com esse NUP, o contribuinte poderá acompanhar o processo e, caso a adesão seja deferida, as guias de pagamento serão enviadas por e-mail para quitação dos débitos.
A PGE recomenda que os interessados não deixem para os últimos dias, pois o prazo para adesão se encerra na próxima sexta-feira (21).