Mato Grosso se prepara para sediar a 2ª edição da Virada Sustentável, considerado o maior festival de sustentabilidade da América Latina e um dos mais importantes do mundo. O evento será realizado em Rondonópolis, nos dias 31 de maio e 1º de junho, e em Cuiabá, entre os dias 4 e 8 de junho de 2025.
A Virada Sustentável é uma realização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e Instituto Virada Sustentável, com apoio do Governo Federal via Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio da Rumo Logística. Além de Mato Grosso, o festival ocorrerá em outras seis cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Manaus e Belém (edição especial COP30). Artistas, coletivos de cultura, empresas, escolas, universidades e outros representantes da sociedade civil já podem submeter seus projetos para integrar a programação do evento. Os interessados devem acessar o link do chamamento público para que suas propostas sejam avaliadas.
Serão aceitas propostas de atividades já prontas para execução, inéditas ou não, desde que estejam em sintonia com os temas da sustentabilidade e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os proponentes podem indicar necessidade de financiamento ou apresentar "propostas de adesão", que não dependem de apoio financeiro dos organizadores. As propostas devem ter como foco as duas cidades que receberão o evento - Cuiabá e Rondonópolis. Para inscrição e mais informações, basta acessar o formulário online disponibilizado pela organização.
Celebração da Semana do Meio Ambiente
"A população de Cuiabá e Rondonópolis terá a oportunidade de celebrar a Semana do Meio Ambiente em um espaço de conexão e engajamento com as pautas ambientais. Por meio da correalização do Festival Virada Sustentável, a Sema busca inspirar reflexões e incentivar atitudes mais sustentáveis, com um olhar especial para a biodiversidade, tema central do debate em 2025", revelou a superintendente de Educação Ambiental da Sema, Juliana Carvalho.

Segundo André Palhano, cofundador da Virada Sustentável, a edição de 2025 terá mais força. "Ampliamos a força do evento nesta edição de 2025, com mais atrações, mais impacto e sempre de olho na proposta de agregarmos diferentes visões e atores na promoção do desenvolvimento sustentável, um tema tão caro para a população local, gestores públicos e setor privado", reforçou.
Biodiversidade em destaque
Com mais de 50 edições já realizadas desde seu início em 2011 em São Paulo, o projeto já circulou por cidades de várias regiões brasileiras. A programação normalmente inclui espetáculos, apresentações artísticas, performances, intervenções culturais, exposições, oficinas, workshops, palestras, debates, projetos educativos e atividades de bem-estar.
Daniela Kern Sznelwar, coordenadora da Virada Sustentável em Mato Grosso, lembrou que Cuiabá estreou no circuito em 2024, com uma versão pocket chamada Viradinha Sustentável. O evento, realizado em parques estaduais da cidade entre os dias 5 e 9 de junho, atraiu mais de três mil pessoas e envolveu mais de 260 profissionais, entre técnicos e artistas.
Para 2025, a coordenadora promete uma programação mais diversificada. "E como o tema deste ano é a 'Biodiversidade', vamos exaltar a riqueza do território e sensibilizar para a importância da conservação ambiental. Especialmente num estado como o nosso, que abriga três importantes biomas: Pantanal, Cerrado e Amazônia", explicou Daniela.
A edição 2025 da Virada Sustentável tem o patrocínio da Rumo, operadora logística ferroviária do país. Paula Tagliari, gerente da empresa na área de Gestão Ambiental - Expansão, destacou a importância do evento: "A Virada Sustentável é um espaço essencial para reforçarmos nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, conectando infraestrutura e preservação ambiental. Em Mato Grosso, onde estamos construindo aproximadamente 740 km de trilhos da Ferrovia Estadual de Mato Grosso, entendemos que a preservação da biodiversidade e o progresso devem caminhar juntos".
Tagliari também ressaltou que a empresa trabalha junto ao Estado de Mato Grosso para a realização da Virada Sustentável desde o ano passado. "Nosso apoio ao evento demonstra a importância de integrar inovação, respeito ao meio ambiente e impacto positivo para as comunidades locais", concluiu.
Mais informações sobre a Virada Sustentável podem ser obtidas no site oficial www.viradasustentavel.org.br.