Conecte-se conosco

Mato Grosso

Sefaz-MT Institui grupo de trabalho para tornar orçamento estadual mais inclusivo para as mulheres

Publicado às

em

Sefaz-MT Institui grupo de trabalho para tornar orçamento estadual mais inclusivo para as mulheres
Imagem: SEFAZ-MT

A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) deu um passo significativo em direção à equidade de gênero nas políticas públicas ao publicar, no dia 27 de fevereiro, a portaria que institui o Grupo de Trabalho Permanente do Orçamento Temático e Sensível a Gênero (GTP-OTSG). O grupo já está em atividade e se dedica à elaboração do relatório anual “A Mulher no Orçamento 2024/2025”.

Entre as iniciativas em desenvolvimento, destaca-se o Painel de Orçamentos Temáticos, que irá fornecer informações sobre a programação e execução orçamentária, incluindo participações em reuniões e eventos da Rede Orçamento Mulher, um grupo de trabalho criado pela Câmara dos Deputados.

Segundo o secretário de Fazenda, Rogério Gallo, o fortalecimento da governança orçamentária com foco em gênero é um passo essencial para assegurar que as políticas públicas atendam de forma equilibrada às demandas da sociedade. “Garantir um orçamento mais sensível às questões de gênero significa distribuir os recursos de forma justa, criando oportunidades para que as mulheres tenham mais acesso à educação, saúde, segurança e trabalho digno”, afirmou Gallo. Ele ressaltou ainda a importância da participação feminina no planejamento orçamentário, destacando que isso torna as decisões mais representativas e alinhadas às reais necessidades da sociedade.


Publicidade

Publicidade

Leia Também