O governador Mauro Mendes (União) anunciou nesta segunda-feira (25) a criação do Comitê Integrado de Combate ao Crime Organizado, como parte do programa "Tolerância Zero", que visa enfrentar as facções criminosas no estado de Mato Grosso.
Em declaração durante o lançamento, Mendes ressaltou a necessidade de desenvolver novas estratégias para combater o avanço da criminalidade. "Estamos aqui para formar uma nova estratégia para melhorarmos nossa atuação no combate ao crime organizado no Estado. Nos últimos anos, percebemos com clareza o aumento da violência em todo o país e, especialmente, em Mato Grosso", afirmou.
O novo comitê terá encontros quinzenais para elaborar relatórios e definir planos de ação visando aumentar a segurança da população. O grupo será presidido pelo próprio governador e conta com representantes de diferentes órgãos de segurança pública.
Entre os membros estão o secretário de Segurança Pública Cesar Roveri, o secretário de Justiça Vitor Hugo Bruzolato, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Flávio Glêdson Vieira Bezerra, a diretora-geral da Polícia Civil, Daniela Maidel, o diretor-geral da Politec, Jaime Trevizan Teixeira, e um representante do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Estadual.
A criação do comitê ocorre em um momento crítico, quando Mato Grosso figura entre os estados com altos índices de violência. Recentemente, o comandante da Polícia Militar, Alexandre Mendes, foi desligado do cargo devido à alegada falta de efetividade no combate às facções criminosas.
O governador tem destacado a gravidade da situação, chegando a mencionar que o "sonho de meninos" tem se tornado ingressar em organizações criminosas, o que reforça a urgência das medidas propostas.
O programa "Tolerância Zero" representa um esforço estadual para reverter o quadro de violência e oferecer maior segurança à população mato-grossense.