Conecte-se conosco

Mato Grosso

Justiça Eleitoral vai às escolas no Dia E para cadastrar jovens em MT

Mutirão escolar pretende incluir mais de 150 mil jovens no cadastro eleitoral

Publicado às

em

Justiça Eleitoral vai às escolas no Dia E para cadastrar jovens em MT
Imagem: Reprodução

Com foco em aproximar a juventude do processo democrático, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) realiza nesta terça-feira (10.02) o Dia E, uma mobilização estadual voltada ao alistamento eleitoral de estudantes. A iniciativa levará equipes da Justiça Eleitoral diretamente às escolas públicas para facilitar a emissão do primeiro título, além de serviços como transferência e revisão cadastral.

Em Lucas do Rio Verde, a ação será concentrada na Escola Estadual Dom Bosco, das 18h às 22h, atendendo principalmente alunos entre 15 e 17 anos, faixa etária em que o voto é facultativo —, mas também estudantes maiores de 18 anos que ainda não regularizaram sua situação eleitoral.

A estratégia do TRE-MT surge diante de um cenário considerado preocupante pelo órgão: cerca de 157 mil jovens mato-grossenses entre 15 e 17 anos ainda não possuem título de eleitor. O número foi obtido a partir do cruzamento de dados do Censo 2022, do IBGE, com o Cadastro Eleitoral. Atualmente, aproximadamente 59 mil jovens dessa idade estão registrados, apenas 28% do total estimado.


Publicidade

Publicidade

Leia Também