Conecte-se conosco

Vigilância Ativa

Equipes do Indea percorrerão mais de 300 propriedades na região de Acorizal

No final de semana, o local de criação de aves domésticas de subsistência onde o foco foi detectado passou por limpeza e desinfecção

Publicado às

em

Equipes do Indea percorrerão mais de 300 propriedades na região de Acorizal
Imagem: Indea

Cinco dias após a confirmação da presença do vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em uma propriedade rural com aves domésticas de subsistência, em Acorizal, equipes do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea) seguem atuando ativamente no caso para evitar que o vírus atinja outros municípios.

Dez equipes com 30 profissionais do órgão já percorreram 150 propriedades rurais no entorno da área onde o foco foi detectado, para verificar se aves domésticas apresentam sinais clínicos que apontem a presença da gripe aviária. “Nesta semana ainda outras 175 serão visitadas. Nesses atendimentos, que denominados de vigilância ativa, também realizamos a educação sanitária, para orientar o produtor a estar atento aos sinais de mortandade de aves e a nos procurar caso desconfie da presença do vírus da Influenza Aviária nas aves domésticas”, explica o coordenador de Defesa Sanitária Animal do Indea, João Marcelo Néspoli.

No final de semana, o local de criação de aves domésticas onde o foco foi detectado passou por limpeza e desinfecção. Até o momento, 164 aves foram sacrificadas sanitariamente e 212 ovos destruídos, conforme os protocolos oficiais.


Publicidade

Publicidade

Leia Também